FERRAMENTAS PARA
TORQUE CONTROLADO
Em muitos processos de produção e manutenção é necessário realizar um controle estatístico sobre o aperto realizado. Comumente, esse controle é feito reapertando as porcas até que elas apresentem um deslocamento e anotando o torque em que as porcas começaram a se movimentar (chamado teste de movimento justo).
A precisão do torque registado depende das capacidades do utilizador, uma vez que é necessário realizar a operação de aperto de forma progressiva e cuidadosa, a sensação de movimento e a leitura do torque naquele exato momento. Tudo isso dificulta o registro preciso do torque original e, portanto, essas medidas podem apresentar desvios significativos do torque real que se pretende medir.
A fim de ultrapassar estes fatores que levam a imprecisões de leitura, o EGA Master desenvolveu as suas chaves de verificação de torque. Elas registam o torque de aperto original do fixador por meio de um sistema inovador que regista o torque ao mesmo tempo que o fixador começa a girar, graças ao seu ângulo de rotação sensor (registando o valor do binário quando detecta uma viragem de 3°).
O torque medido depende do velocidade da operação: quanto mais lenta a operação, mais preciso será o resultado. O visor poderá apresentar uma mensagem de erro se o processo também for levado a cabo rápido.